20 janeiro 2007

André Cruz

Nome: André Alves da Cruz
Data de nascimento: 20/09/1968
Clubes que defendeu: Ponte Preta, Flamengo, Standard Liège(BEL), Napoli, Milan, Torino, Sporting, Goiás e Internacional


Futebol de Ontem - Sua carreira profissional começou na Ponte Preta, que caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro no ano passado. Você já pensou em ser técnico ou dirigente do clube para tentar melhorar a atual situação?
André Cruz – Técnico, não. Diretor, sim. Mas para isso é preciso conversar.


Futebol de Ontem - Depois de jogar pela Ponte, você assinou contrato com o Flamengo. Como foi mudar de uma cidade do interior de São Paulo (Campinas) para o Rio de Janeiro? Você se adaptou rapidamente?
André Cruz - Não tive problema, porque já conhecia o Rio, a ‘Cidade Maravilhosa’. Pelo menos era (maravilhosa). Minha adaptação foi muito boa. O grupo era muito bom e ajudou bastante.


Futebol de Ontem - O primeiro gol que você marcou pelo Flamengo aconteceu justamente no clássico diante do Vasco. Você se lembra do lance?
André Cruz - Sim, me lembro. Na minha carreira, fiz muitos gols em goleiros importantes e em equipes importantes.


Futebol de Ontem - Você foi um ótimo cobrador de faltas. Houve algum jogador que serviu de inspiração para você?
André Cruz - Meu ídolo é o Zico, mas tive a oportunidade de jogar com o Gilmar Popoca, na Ponte. Eu me inspirei nele, porque batíamos na bola da mesma maneira.


Futebol de Ontem - Em 1989, você disputou vários jogos pela seleção. Inclusive, foi campeão da Copa América. Por que você acha que não foi convocado para a Copa do Mundo no ano seguinte?
André Cruz - Fiquei quase um ano sem contrato com a Ponte, porque o presidente não quis renovar comigo, me emprestar ou me vender. E a Ponte tinha caído para a 2ª. divisão do Campeonato Paulista. Mesmo assim, eu era convocado pelo Lazaroni. Mas acabei perdendo ritmo de jogo e, com os zagueiros que o Brasil tinha, ficou difícil para mim.


Futebol de Ontem - Entre 1990 e 2002, você atuou somente no futebol europeu. Nesse período, houve algum momento em que você pensou em voltar para o Brasil?
André Cruz - Sim. O primeiro ano na Bélgica foi terrível, mas consegui me adaptar. Depois, algumas vezes passou pela minha cabeça a idéia de voltar, mas lá é melhor.


Futebol de Ontem - Quando você retornou ao Brasil para jogar pelo Goiás, qual foi a primeira coisa que te chamou a atenção no futebol daqui?
André Cruz - O calendário, as viagens longas, o ritmo diferente e as confusões de dirigentes.


Futebol de Ontem - Atualmente, você tem uma escola de futebol em Campinas. Você costuma dar aulas ou apenas administra?
André Cruz – Não costumo dar aulas. Vou para lá algumas vezes. Tenho viajado bastante para ver jogos. Como não moro em Campinas, fica um pouco difícil para ir sempre.



Em pé, da esquerda para a direita: André Cruz, Taffarel, Jorginho, César Sampaio, Aldair e Dunga; agachados: Edmundo, Juninho Paulista, Roberto Carlos, Leonardo e Sávio.



Cobrando pênalti contra a Internazionale, com a camisa do Milan.



Obs.: As fotos foram retiradas do site oficial de André Cruz.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

André Cruz foi dos maiores zagueiros brasileiros que já vi, ao lado do Júlio César e Aldair. E olha que já vi o Andrei. ;-)

12:53  
Anonymous Anónimo said...

Campinas, apesar de ser do interior, é maior que muita capital por aí. Tem mais de 1 milhão de habitantes para sua informação...

10:58  
Anonymous Anónimo said...

o andré cruz foi importantissimo na conquista do primeiro título de campeão do sporting, depois de 18 anos de jejum. quanto os melhores zagueiros brasileiros que vi actuar: ricardo gomes, aloísio, mozer e aldair(curiosamente jogaram todos em portugal)

09:58  
Anonymous Anónimo said...

Parece que o André Cruz foi um dos que ajudou a salvar a carreira do Alexander Popov, quando os dois se recuperavam de cirurgia no joelho...

16:53  
Anonymous Anónimo said...

Mozar e Ricardo Gomes foram mesmo ótimos zagueiros. O Oscar merece uma lembrança?

05:35  

Enviar um comentário

<< Home